ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicado em 17/11/2016 às 00:00:00 - Atualizado em 17/11/2016 ás 00:00:00

 

SEDUC lança campanha “Educação No Novembro Azul”


O ponto alto da programação foi marcado pela palestra do médico urologista e membro da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. Vinícius José Goulart Suzano

 

O Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) lançou nesta quinta-feira (17), a campanha “Educação no Novembro Azul”, cujo objetivo é sensibilizar os servidores públicos da educação quanto à prevenção do câncer de próstata. 

 

A abertura oficial do “Dia C” da Educação no Novembro Azul foi realizada no Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti João dos Santos Braga, localizado no bairro Nova Cidade, Zona Norte de Manaus, e foi marcada pela apresentação “Novembro Azul: a Educação na luta contra o câncer de próstata”, protagonizada por alunos da escola. O lançamento da campanha também foi transmitido ao vivo, via Centro de Mídias de Educação, aos servidores do interior do Estado. 

 

Prestigiando a abertura da campanha, o secretário de Estado de Educação e Qualidade do Ensino, Algemiro Ferreira Lima, reforçou, junto aos educadores, pais, alunos e comunitários presentes, a importância da prevenção para um possível tratamento contra a doença.

 

“Esse é um momento de sensibilização, em que a SEDUC abraça essa causa, porque quando educamos mais, adoecemos menos, visto que a prevenção é fundamental para evitar uma doença mais grave. A educação é a maior porta que esse País tem para chegar até às casas e às famílias e esse é o nosso papel aqui hoje”, afirmou o secretário Algemiro Lima.

 

Durante a programação, os servidores da educação, pais e a comunidade em geral tiveram acesso a uma série de serviços gratuitos, dentre os quais: avaliação física; orientação nutricional; exames dermatológicos; limpeza de pele; serviços de embelezamento (corte de cabelo, barbearia, massagem); aferição de pressão arterial; glicemia e tipagem sanguínea. 

 

Não ao Preconceito

 

O ponto alto da programação foi marcado pela palestra do médico urologista e membro da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. Vinícius José Goulart Suzano. Apresentando aos servidores os principais sintomas do câncer de próstata e demais doenças relacionadas, o médico esclareceu que a prevenção é simples, mas que o preconceito dificulta o diagnóstico. 

 

“O preconceito ainda é o principal fator que causa o câncer de próstata, pois muitos homens ainda têm resistência em fazer os exames preventivos. É muito melhor um ‘toque’ do que perder a convivência de nossos familiares e amigos”, alertou o Dr. Vinícius Goulart. 

 

A campanha “Educação No Novembro Azul” faz parte das ações do programa Valoriza RH, que é desenvolvido pela SEDUC com o objetivo de favorecer a qualidade de vida e o bem-estar físico e mental de seus servidores. Por meio do programa, no decorrer do ano, são desenvolvidas palestras sobre saúde, atividades de ginástica laboral, campanhas de promoção à saúde, atividades de formação musical, dentre outras atividades.

 

Fotos: Eduardo Cavalcante/SEDUC

Com Informação da Assessoria



Publicidade