ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicado em 24/11/2016 às 00:00:00 - Atualizado em 24/11/2016 ás 00:00:00

 

Polícia Civil realiza terceiro dia de atividades esportivas pelo projeto “Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades”


Cada categoria terá times formados por equipes masculinas e femininas

 

A Polícia Civil do Amazonas, em continuidade ao cronograma de atividades esportivas previsto na segunda fase do projeto “Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades”, idealizado e mantido pelo delegado-geral da instituição, Francisco Sobrinho, realizou ao longo desta quarta-feira, dia 23, as partidas de Futsal entre estudantes de 49 escolas da rede pública, tanto da esfera estadual como municipal, situadas na zona Leste. Os jogos disputados nos naipes feminino e masculino ocorreram na quadra poliesportiva da Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga, situada na Avenida Perimetral, Comunidade Cidade Leste, bairro São José Operário, zona Leste da cidade.

 

As atividades esportivas foram iniciadas na última segunda-feira, dia 21, e estão divididas em duas modalidades: Futsal e Queimada, disputadas nas seguintes categorias: mirim (alunos nascidos entre 2005 e 2007); infantil (aos que nasceram entre 2002 e 2004) e juvenil (aos que nasceram entre 1998 e 2001). Cada categoria terá times formados por equipes masculinas e femininas. Ao todo irão participar dessa etapa do projeto estudantes de 52 instituições públicas de ensino das redes estadual e municipal, situadas na zona Leste da cidade.

 

Para o professor Dennis Ferreira, técnico da equipe masculina juvenil de Futsal da Escola Municipal Professor Themistocles Pinheiro Gadelha, classificada para próxima fase dos jogos, a iniciativa da Polícia Civil do Estado em promover essas atividades é muito importante para a socialização dos alunos.  

 

“Essa iniciativa sem dúvida alguma contribui de forma direta no combate às drogas, violência e marginalização que ocorre, na maioria das vezes, na comunidade. Desde quando ocorreram as palestras do projeto na nossa escola, estamos trabalhamos com os alunos os temas discutidos nos encontros. Agora nessa nova fase, contemplando as atividades desportivas, o esporte vem como ferramenta para agregar valores e contribuir no caráter dos nossos alunos, para que se tornem cidadãos de bem. Sempre digo aos meus alunos que o importante é competir e fazer novas amizades, conhecer pessoas de outras escolas”, pontuou o educador.

 

O ala direita do time da Escola Municipal Professor Themistocles Pinheiro Gadelha, Cláudio Rodrigues, 15, enfatizou a importância de participar dos jogos junto com os colegas de time. “Essa experiência de jogar com meus colegas de escola está sendo muito boa para todos os envolvidos. O nosso time está treinando todos os dias para chegar à final e conquistar o título”, disse. 

   

Conforme o coordenador esportivo do projeto “Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades”, professor Clayf Alberto, na manhã de hoje jogaram os times masculinos de Futsal, na categoria juvenil, e durante a tarde os times femininos, também na mesma categoria. As atividades esportivas seguem até a próxima sexta-feira, dia 25, quando irão acontecer as finais dos jogos e serão conhecidos os times classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares, que serão premiados com medalhas e troféu. 

 

Continuidade

 

Estão programadas exposições de painéis de 30 de novembro a 2 de dezembro, como parte do cronograma de atividades do projeto. Para encerrar o ciclo deste ano, uma missa está prevista para acontecer no dia 7 de dezembro deste ano, às 16h, na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Elisa Bessa Freire, localizada na Avenida Itaúba, s/nº, primeira etapa do bairro Jorge Teixeira, zona Leste.

 

Sobre o projeto

 

O “Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades” é um projeto que tem por objetivo fornecer condições de apoio para que os gestores das escolas da rede pública possam refletir, discutir e desenvolver ações que possibilitem a redução da violência e dos índices de tráfico e consumo de drogas no contexto escolar e comunitário.

 

As atividades em torno do projeto, neste ano, tiveram início no dia 26 de julho. Ao todo, foram contempladas 96 escolas da rede pública de ensino, sendo 31 da esfera estadual e 65 mantidas pela Prefeitura Municipal de Manaus (PMM). Todas situadas na zona Leste da capital.

 

Nesses locais aconteceram, quase que diariamente, palestras ministradas por servidores da Polícia Civil do Amazonas, como o próprio delegado-geral, Francisco Sobrinho. Durante os encontros foram tratados assuntos distintos, como as consequências do envolvimento com o tráfico de drogas, bullying, violência doméstica, exploração sexual de menores e a importância do acompanhamento dos pais no dia a dia dos estudantes.

 

Conforme os policiais civis envolvidos no projeto “Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades” a iniciativa contemplou, neste período deste ano, cerca de 51.194 mil alunos e 8.248 mil pais. Nas proximidades dessas instituições de ensino estão acontecendo, diariamente, ações policiais em combate à criminalidade, realizadas por integrantes da equipe “Guardião”, lotada no gabinete do delegado-geral.

 

Segundo Francisco Sobrinho, a equipe “Guardião” tem atuado em toda a capital, sob a coordenação do delegado Henrique Brasil, para verificar a veracidade das denúncias relacionadas à comercialização de drogas perto de instituições de ensino na cidade. Qualquer pessoa pode colaborar com o trabalho da Polícia Civil, delatando os infratores por meio do número: (92) 99962-2376. Asseguramos o sigilo da identidade dos informantes.

 

Assessoria de Imprensa - Polícia Civil-AM

 



Publicidade